domingo, 5 de junho de 2011

Uma Questão de Humildade

Como a Starbucks salvou minha vida

Michael Gates Gill

Depois de perder tudo – o emprego, o status, a família, a saúde –, o futuro parecia sombrio para Michael Gates Gill, ex-diretor de criação de uma grande agência de publicidade. Aos 63 anos, porém, ele teve o encontro que mudaria sua vida: Crystal Thompson, 28 anos e negra, gerente de uma loja da Starbucks, lhe ofereceu um emprego na cafeteria. Ele aceitou.
Num relato comovente, Michael conta sua surpreendente história. Da alta sociedade americana, o ex-executivo levava uma vida cercada de privilégios até que uma seqüência de acontecimentos inesperados – sua demissão, um filho fora do casamento, o divórcio e a descoberta de um tumor no cérebro – o obriga a começar do zero.
Contratado para trabalhar numa loja da Starbucks no Harlem, Michael se depara pela primeira vez com a dura realidade das classes menos favorecidas, o que o leva a fazer um balanço da sua vida, reavaliar seus preconceitos e adotar novos valores. Ele aprende a encontrar satisfação nas pequenas tarefas do dia a dia, a lidar com a solidão e a aceitar as diferenças.
Como a Starbucks salvou minha vida é a história real de um homem que descobriu que a felicidade não está em quanto você ganha ou no cargo que ocupa, mas na capacidade de desenvolver relações verdadeiras e trabalhar com amor.
****
Michael Gates Gill tinha tudo: uma bela casa, uma família amorosa e um alto salário como executivo de uma das principais agências de publicidade dos Estados Unidos. De repente, sua vida começa a desmoronar. Ele perde o emprego, se envolve em um relacionamento extraconjugal que leva ao fim do seu casamento e, como se não bastasse, descobre que tem um tumor no cérebro.
Aos 63 anos, divorciado, falido e sem plano de saúde, o futuro não parece lhe reservar grandes expectativas. Sem saber o que fazer, Michael entra numa loja da Starbucks para tomar um café e pensar numa saída para seus problemas. Ele não imaginava que seu destino mudaria a partir daquele momento. A cafeteria estava promovendo um evento para contratação de novos funcionários, e a gerente, Crystal Thompson, uma negra de 28 anos, lhe oferece um emprego.
A partir daí Michael é apresentado a um novo mundo. Ele tem que pegar várias conduções por dia para chegar ao trabalho, onde sua rotina inclui limpar banheiros, varrer o chão e atender clientes de diversas faixas etárias e classes sociais.
Confrontando suas lembranças – marcada por festas sofisticadas e pelo contato com pessoas famosas – com a nova realidade, ele se dá conta de seus antigos preconceitos e adota novos valores. E, à medida que se aproxima de Crystal e dos colegas da Starbucks, percebe, com surpresa, que é muito mais feliz do que antes.
Num mundo em que a felicidade é associada às aparências e às distinções de classe, Como a Starbucks mudou a minha vida mostra que o importante na vida é se dedicar verdadeiramente ao que você faz e desenvolver relações sinceras.

Fonte: Editora Sextante

2 comentários:

  1. gostei muito desse tema!!!
    boa noite

    ResponderExcluir
  2. Gostei e me identifiquei muito com esse livro, princípalmente porque trabalho na limpeza e nem sempre estou de bom humor.
    Esse livro nos mostra a importância da humildade, o respeito ao próximo e a nós mesmos, como uma unica atitude faz toda a diferença.

    ResponderExcluir