domingo, 1 de maio de 2011

Proteção Desprotege ou Saio de Cena

Há algumas décadas atrás, O Tremendão, Erasmo Carlos, lançou a música 'Filho Único', onde parte da letra dizia: '...proteção desprotege e carinho demais faz arrepender...'. Não entendia nada o que isso queria dizer. Fiquei ruminando durante todo esse tempo. Hoje entendo muito bem.
Não apenas no relacionamento mãe e filho, mas em todos os relacionamentos, é necessário que cuidemos do outro, porém não temos o dever e nem o direito de decidir pelas pessoas, de querer ficar vinte e quatro horas a monitorando, etc.
Um bom exemplo é esta leoa e seus filhotes. Eles seguem seu instinto natural, coisa que o homem já perdeu, por ser moldado pelos padrões impostos pelo sistema. Se essa leoa não entender que vai chegar uma hora em que seus filhotes vão ter que aprender a cuidar das suas próprias vidas, certamente ela os perderá muito rapidamente, pois se ela os mimar demais, eles vão se acomodar, fazendo com que se tornem totalmente dependentes. Muitos de nós seres humanos somos assim, queremos viver sendo paparicados, rodeados de pessoas, ser o centro das atenções, etc. Porém, se nos acostumarmos com essa condição, na primeira luta que travarmos contra os inimigos naturais da vida, não vamos saber o que fazer, atribuindo tal responsabilidade para outra pessoa, achando que ela é obrigada a estar disposta não a nos ajudar, mas a resolver por nós. Talvez esqueceram de dizer para uma pessoa que deseja ser estimada por todos que as outras pessoas ao seu redor também têm suas lutas diárias, seus problemas, etc.
O que desejo com isto?
Alertar a respeito de buscar elogios, ser querido por todos, etc. Isso se torna muita pretensão, pois nem Jesus Cristo, um homem que segundo os seus próprios acusadores, não cometeu nenhuma infração, buscou amar ao próximo, etc. agradou a todos, será que temos a pretensão de sermos melhor? E se formos acusados injustamente como esse homem, e se formos traídos como ele foi por Judas, e se formos negados como ele foi por Pedro, será que iremos suportar?
O amadurecimento é necessário a todos nós. Carinho, colo, cafuné... tudo isso é muito bom, mas em demasia, nos torna muito frágeis.
Cuidado com o excesso de elogios, pois eles podem ser a porta para a sua insatisfação futura.

4 comentários:

  1. Quando temos uma mente sabia ea convicção do nosso Eu, independente dos excessos de elogios, saberemos sempre onde estamos e o que realmente somos...

    ResponderExcluir
  2. Quando temos uma mente sabia ea convicção do nosso Eu, independente dos elogios, saberemos sempre onde estamos e quem realmente somos, sem nos deixar envolver com os excessos...

    ResponderExcluir
  3. É LUIZ,É FACIL ANALIZAR A SITUAÇAO ALHEIA E PODER ACONSELHAR SOBRE ELA... DIFICIL É VIVENCIAR ESTA SITUAÇAO E SABER O Q FAZER ..É FACIL DITAR REGRAS.. DIFICIL É SEGUI-LAS .E, FACIL É TROPEÇAR EM UMA PEDRA.... DIFICIL É LAVANTAR DE UMA QUEDA TODO MACHUCADO..POR ISSO Ñ VENHA COM EXCESSOS .. PQ CARINHO NUNCA É DEMAIS...UMA AMIGA.. OU EX AMIGA

    ResponderExcluir
  4. Penso o mesmo que vc amiga ou ex amiga de Luiz

    ResponderExcluir